segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Atividades do curso e-proinfo (TICs)




Atividade 1.1 Reflexões Iniciais

O impacto é a necessidade dos professores estarem preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada que eles porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso rápido à informação e os alunos têm mais facilidade para buscar o conhecimento por meio da tecnologia colocada à sua disposição.
Sabemos que a educação precisa ser repensada e que é preciso buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor e o interesse do aluno.
É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que seus alunos pesquisem e participem na comunidade, com autonomia.
O computador é uma ‘ferramenta’ que intermédia a ação do professor e o aprender do aluno, é um auxiliar, sempre disponível e muito útil quando bem utilizado.
A educação já não pode funcionar sem se articular com dinâmicas mais amplas que extrapolam a sala de aula e não há educador que não sinta que estamos avançando para novos horizontes. Por outro lado, estamos avançando a passos largos para uma sociedade do conhecimento, e a problemática da educação se tornou central para todos nós, para o desenvolvimento econômico e social de maneira geral.
As transformações atuais evidentemente vão muito além de uma simples mudança de tecnologias de comunicação e informação



Atividade 1.2 - Quem sou eu como professor e aprendiz?


Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil e perigosa, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos. A profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc.
Poucas profissões, em todo o mundo, gostam de tanto prestígio junto à sociedade quanto os professores. Transmitir conhecimento, a crianças ou adultos, é tido como uma bela 'vocação' pela maioria das pessoas.
Outra dificuldade que o professores encontra é que muitos destes são especialistas em uma área e lecionam em outra, devido à falta de professores. Ou seja, são professores que se formaram em outras áreas e estão nas salas de aula, ensinando coisas que não estudaram na graduação. A situação mais crítica é na disciplina de artes, seguida de geografia, matemática e língua estrangeira.
Hoje com a globalização, é necessário que nós educadores mudemos o nosso perfil, pois precisamos estar sintonizados com os recursos informatizados.
Nós profissionais da educação precisamos de informações generalistas e abrangentes, necessitamos trabalhar com os alunos a formação da consciência além da disciplina especifica.
Ser professor e aprendiz é estar constantemente atualizando-se, aprender a apropriar-se das tecnologias disponíveis, para que possamos formar cidadãos autônomos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário