segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Atividade 2.2 e 2.3





CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinado e aprendendo com as TIC
Aluno (a): Angélica dos Santos Faria
Turma: 1009 - 2012
Polo: São Pedro da Aldeia  
Tutora: Júnia Ramalho Teixeira

ATIVIDADE 2.2 e 2.3 – Navegando em busca do conceito de hipertexto
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Durante a pesquisa em alguns sites sobre Hipertexto, encontrei varias definições que contribuíram para minha formação como educadora e levando a construir algumas definições. Como: Hipertexto são aqueles itens marcados numa página WEB que, quando clicados, levam a imagens ou informações mais detalhadas sobre o assunto. O Hipertexto é um texto (ou uma imagem) grifado e destacado na página por uma cor diferente da cor do texto no qual está inserido. Quando se coloca o cursor sobre o hipertexto, o cursor muda seu formato para um ícone representado por uma mão. O hipertexto para alguns autores só acontece no mundo digital, mais pude perceber que desde muito tempo antes da revolução das tecnologias já trabalhávamos com o mesmo em forma de citações, termos em dicionários, notas de rodapé, verbetes são exemplos de ligações contidas no texto que leva o leitor a outro ícone ou lexia, fazendo-o a caminhar e formar sua própria definição no que estava lendo. De acordo com Snyder (1996) aponta para os fatos de que: o texto eletrônico depende de uma tecnologia emergente, sujeita a constantes transformações; a boa utilização do hipertexto passa por um conhecimento da máquina para que sejam devida e corretamente explorados os seus recursos - certo conhecimento da gramática da tela que oriente a escrita para que seja mais adequada ao meio que a torna possível. No entanto o hipertexto não é somente o texto lido, como também o texto escrito (digital ou em papel) de forma que permite um numero maior de descobertas e conhecimentos interligados e realizadas pelos leitores.





Referências Bibliográficas:

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário