segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Atividades do curso e-proinfo (TICs)




Atividade 1.1 Reflexões Iniciais

O impacto é a necessidade dos professores estarem preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada que eles porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso rápido à informação e os alunos têm mais facilidade para buscar o conhecimento por meio da tecnologia colocada à sua disposição.
Sabemos que a educação precisa ser repensada e que é preciso buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor e o interesse do aluno.
É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que seus alunos pesquisem e participem na comunidade, com autonomia.
O computador é uma ‘ferramenta’ que intermédia a ação do professor e o aprender do aluno, é um auxiliar, sempre disponível e muito útil quando bem utilizado.
A educação já não pode funcionar sem se articular com dinâmicas mais amplas que extrapolam a sala de aula e não há educador que não sinta que estamos avançando para novos horizontes. Por outro lado, estamos avançando a passos largos para uma sociedade do conhecimento, e a problemática da educação se tornou central para todos nós, para o desenvolvimento econômico e social de maneira geral.
As transformações atuais evidentemente vão muito além de uma simples mudança de tecnologias de comunicação e informação



Atividade 1.2 - Quem sou eu como professor e aprendiz?


Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil e perigosa, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos. A profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc.
Poucas profissões, em todo o mundo, gostam de tanto prestígio junto à sociedade quanto os professores. Transmitir conhecimento, a crianças ou adultos, é tido como uma bela 'vocação' pela maioria das pessoas.
Outra dificuldade que o professores encontra é que muitos destes são especialistas em uma área e lecionam em outra, devido à falta de professores. Ou seja, são professores que se formaram em outras áreas e estão nas salas de aula, ensinando coisas que não estudaram na graduação. A situação mais crítica é na disciplina de artes, seguida de geografia, matemática e língua estrangeira.
Hoje com a globalização, é necessário que nós educadores mudemos o nosso perfil, pois precisamos estar sintonizados com os recursos informatizados.
Nós profissionais da educação precisamos de informações generalistas e abrangentes, necessitamos trabalhar com os alunos a formação da consciência além da disciplina especifica.
Ser professor e aprendiz é estar constantemente atualizando-se, aprender a apropriar-se das tecnologias disponíveis, para que possamos formar cidadãos autônomos.




E-PROINFO

Adorei fazer parte desta plataforma que é muito boa e que tem excelentes cursos. Gostaria de fazer outros cursos além deste.



sábado, 20 de outubro de 2012

Bem vindos!!

Olá pessoal aqui também vai ter postagem sobre as TICs, egostaria de receber comentarios e dicas de melhoria de todos!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

IMPRESS

Hoje tive uma aula com Angélica Gago,e aprendi a fazer um slide que gostei muito e foi muito aproveitosa a aula.
Fiz uma pequena história da Cinderela.





domingo, 23 de setembro de 2012

O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO


Quem sou eu como aprendiz


Sou uma eterna aprendiz,vim pra ajudar no que estiver ao meu alcance e no que for possível.Pois mas do que ensinar aprendo com todos,aprendo a buscar o conhecimento .
Atualmente busco entender o uso das tecnologias na educação.

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.” (Paulo Freire)