sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Atividade2.7



CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinado e aprendendo com as TIC

Aluno (a): Angélica dos Santos Faria

Turma: 1009 - 2012

Polo: São Pedro da Aldeia  

Tutora: Júnia Ramalho Teixeira


UNIDADE 2 - ATIVIDADE 2.7 B: REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
I – Sobre a atividade:
1- Título da Atividade: Sinonímia e Antonímia
1.1 – Tema: Brincando e aprendendo com os contrários
1.2 - Nome da escola em que foi desenvolvida a atividade: E. M. Prof.ª Dulcinda Jotta Mendes
1.3 - Público alvo: Alunos do 6º Ano
1.4 – Conteúdos curriculares envolvidos: Leitura, interpretação e pesquisa na internet
1.5 – Objetivos da aprendizagem:
  • Construir a compreensão semântica sobre os conceitos de Sinonímia e Antonímia;
  • Ler e ouvir uma historia;
  • Interpretar a historia.
  • Desenvolver atividades on line
1.6 - Metodologias (desenvolvimento):
1ª Atividade: Reunir os alunos e apresentar o livro do autor Gabriel, O Pensador – Um Garoto Chamado Rorbeto. 
 

2ª Atividade: Solicitei que registrassem no caderno palavras do livro e pedi que pesquisassem no laboratório de informática o sinônimo e antônimo das palavras escolhidas. 
1.7 - Tecnologias e mídias utilizadas (recursos): Computador e internet.
1.8 – Tempo: 2 aulas
1.9 - Conhecimentos prévios necessários: Ter noções básicas de informática.
1.10- Avaliação:
A avaliação foi feita de forma contínua, verificando se eles:
  • Aprenderam os conceitos de sinonímia e antonímia;
  • Compreenderam a leitura;
  • Realizaram suas atividades de maneira prazerosa.
1.11- Referências:
II - Características da turma:
A atividade foi realizada em 02 aulas com uma turma do 6º ano Ensino Fundamental no total de 32 alunos, com a disciplina de Língua Portuguesa, trabalhando com Sinonímia e Antonímia A turma se apresentou bem disciplinada e interessada no conteúdo. Durante a contação da história todos permaneceram concentrados.

III - Descrição de como a atividade se desenvolveu:
Após a realização da atividade proposta, entrevistei alguns alunos e pedi a opinião deles, referente à aula. A maioria deles me respondeu que gostaram muito. A contação de história era quase que uma novidade para eles, visto que são poucos o professores que desenvolvem tal ação e o acesso a internet para acessar o site orientado. Gostaram muito. A aula não teve acompanhamento de nenhum professor.
IV - Resultados obtidos:
Os alunos assimilaram o significado de sinonímia e antonímia através da aula aplicada, compreenderam o objetivo da história contada e a interpretaram. Descobriram que a internet também serve como ferramenta para trabalhos escolares e não somente para acessar as redes sociais.

V – Conclusão:
Aprendi que posso usar a internet com uma grande ferramenta pedagógica para planejamento das aulas e aplicação das mesmas. Os alunos se sentiram muito motivados com a atividade.


VI – Bibliografia e webliografia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário